O Organizador é uma empresa genuinamente capixaba, especializada em organização de espaços físicos, de tempo e de conhecimento. A loja, com aproximadamente 45m² (contando com o mezanino), se tornou num verdadeiro templo da organização. E, para fazer jus ao título, era de suma importância que o layout do ambiente fosse criado da forma mais organizada e funcional possível; pois, além de ser um espaço físico de uma loja e-commerce o ambiente precisava reservar uma área dedicada a cursos presenciais.
Pensando nisso, o ponto inicial desse projeto foi a organização do layout com os mobiliários e equipamentos existentes o antigo endereço. O segundo ponto foi tomar partido das cores existentes nesses mobiliários e equipamentos, que foram: o laranja e o cinza da estante deslizante, o amarelo claro das estantes de ferro e das carteiras escolares e o azul do assento e encosto dessas carteiras.
Na nova sede, localizada no bairro Mata da Praia, em Vitória/ES, havia um piso cerâmico antigo e danificado, uma parede no fundo pintada na cor vermelha e uma escada helicoidal na cor verde que dá acesso ao mezanino, com apenas uma pequena bancada de cozinha e torneira.
Antes da mudança, foram feitos os seguintes reparos: troca do piso danificado por um novo, substituição da antiga iluminação e aplicação de novos revestimentos e acabamentos de pinturas.
Como a loja já tinha uma escada em metal, todo o projeto foi idealizado no conceito de design industrial; porém, com uma pegada mais moderna em comparação com o que normalmente se tem em ambientes com este mesmo conceito.
A primeira intervenção no ambiente foi no térreo: optamos por usar dois elementos diferentes no piso para dar a ideia de divisão dos espaços. Por isso, utilizamos um porcelanato que imitasse cimento queimado e um outro simulando madeira, ambos de alto tráfego. A ideia de utilizarmos no piso o porcelanato que imita a madeira – subindo a parede até um metro de altura – desenvolve dois papeis fundamentais no projeto: o de proteger a parede dos encostos das carteiras escolares e o de dar mais aconchego ao local. E, acima desse revestimento, foi utilizado um papel de parede simulando uma parede de tijolos com uma frase que resume a filosofia da empresa.
Em seguida, na parede onde localiza-se a TV (onde são projetados os slides dos cursos) foi feita uma pintura imitando cimento queimado, indo de encontro ao chão com o porcelanato da mesma característica, dando aspecto de continuidade e alongando o ambiente.
Por fim, a parede ao fundo – que era vermelha – foi pintada de branco para dar a sensação de profundidade ao ambiente e a escada – que era verde – recebeu uma nova pintura na cor laranja para contrapor com a estante deslizante também da mesma cor. E, atrás desta escada, um espaço para servir água e café para os clientes.
Cortinas se fazem presentes na vitrina da loja para dar mais privacidade quando forem ministrados os cursos.
No mezanino também foram feitas pequenas intervenções, como o prolongamento da bancada com a mesma pedra existente no local e uma manutenção nas paredes, que receberam uma nova a pintura na cor branca, para clarear o ambiente que é bastante reduzido.
Uma marcenaria foi projetada embaixo da bancada e na lateral dela, com um espaço exclusivo para armazenar produtos de limpeza e demais equipamentos de manutenção. Na área de depósito, as estantes de metal foram fixadas nas paredes, para armazenar o estoque da loja e não sobrecarregar o piso do mezanino.
Além de atuar como projetista de interiores deste espaço, também atuei como designer gráfico, criando a arte da vitrina da loja.
Conheça mais sobre O Organizador, acessando: www.oorganizador.com.br