Escrivaninha Mordomo

A Escrivaninha Mordomo, surgiu a partir do meu Trabalho de Conclusão de Curso da minha graduação em Design de Interiores, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Design de Interiores.

O ofício com a intermediação do computador é um fenômeno notório que persiste no século XXI, mudando, de maneira significativa, a forma de trabalho do dia-a-dia. Em vista disso, eu propus apresentar um estudo do processo criativo para a criação de um móvel articulado para escritórios informatizados. Este estudo evidenciou, por meio da apropriação da criatividade e da identificação das referências bibliográficas, juntamente com as pesquisas de materiais e tecnologias, um conceito ergonômico que melhor atendesse as necessidades físicas e motoras do profissional informatizado, no seu ambiente de trabalho. Na pesquisa, buscou-se mostrar que essas interações com as ferramentas tecnológicas e os fatores correlacionados aos estudos antropométricos, quando em harmonia, contribuem para o bom desempenho no exercício das tarefas.

Considerando o esquema da metodologia de projeto apresentada por Bruno Munari, como forma criativa de solucionar um problema, foi idealizado um produto, nomeado: “Escrivaninha Mordomo”. Uma escrivaninha de trabalho cuja principal característica é agregar os inúmeros produtos periféricos existentes no mercado, classificados como “ergonômicos”, a um único produto moveleiro, sendo, em princípio, destinado apenas aos ambientes corporativos, mas, no decorrer do seu desenvolvimento gradativo, a sua viabilidade também atenderia aos ambientes residenciais.

É importante frisar que o projeto apresentado não está por finalizado. A escrivaninha em questão faz parte de um estudo preliminar de um método de concepção de um novo produto, fazendo-nos entender que esse processo criativo é apenas o início de um futuro projeto. Para ser considerado um novo produto no mercado, é preciso que o mobiliário seja inserido no contexto do ambiente de trabalho, tornando-o um produto para testes com o objetivo de avaliar a sua usabilidade e adaptação dos usuários. Após essas análises, configurando-se um parecer sobre o móvel e se o produto se tornará aceito pela sociedade ou não, e, assim, podendo considerá-lo um produto à altura de uma concorrência com as demais escrivaninhas existentes no mercado.

* Todos os direitos reservados.

Categoria: Projetos de Produtos

Projeto: Escrivaninha Mordomo

Cliente/Empresa: Eduardo Cunha - Designer

Ano: 2013

Tags: Escrivaninha, Marcenaria Planejada, Mesa, Mobiliários